Ensino Híbrido e Tecnologias de Suporte

Atualizado: Mai 17



Entenda como o ensino híbrido e algumas tecnologias de suporte podem te ajudar nesse retorno às aulas.

Os desafios para o retorno das atividades escolares são imensos. Além dos cuidados sanitários estabelecidos é preciso realizar uma avaliação diagnóstica para verificar os diferentes estágios de aprendizagem em que os alunos se encontram, adequar planos pedagógicos e acompanhar possíveis efeitos psicológicos decorrentes do isolamento e da quarentena, é preciso alinhar estrategicamente a validação do ensino remoto com o novo formato de aulas, no ensino híbrido.


Nessa fase é importante oferecer uma experiência agradável aos pais e alunos, simplificando o processo de matrícula, e que o mesmo ocorra, de preferência, de forma 100% online. Não deve ser necessário um conhecimento complexo para operar um sistema de matrícula online, o mesmo deve ser realizado com poucos cliques e sem complexidade para os responsáveis dos alunos. A matrícula online, pode ser usufruída logo após a configuração, o que geralmente é realizada de forma rápida e deve estar disponível e facilmente gerenciada pelos gestores escolares e secretaria, para que dessa forma os pais tenham um retorno humano da confirmação de matrícula.


Passada a fase de matrícula a próxima grande preocupação é o ensino híbrido. É um enorme desafio que recai sobre todos os educadores e o Google for Education pode auxiliar nessa mudança de realidade, nesse novo "normal" que vivemos. E nós do Geedu estaremos prestando consultoria gratuita para essa ferramenta.


Existem várias formas de organizar as aulas online, deixando-as mais atrativas aos alunos, uma das principais vantagens de uma aula online é poder oferecer as aulas no tempo do aluno, na comodidade de sua casa. Preparar uma aula que faça os alunos pensarem e quererem se aprofundar mais no assunto é essencial para uma aula online. Para auxiliar nesse período desafiador para gestores, professores e pedagogos estamos disponibilizando nossa equipe para tirar dúvidas e auxiliar no cadastro e primeiros passos do Google for Education ou de alguma das ferramentas, como o Google Meet.

O Google for Education dá aos professores e gestores a liberdade de passar mais tempo personalizando a experiência de aprendizagem e menos tempo a gerenciando. Os alunos podem aprender a resolução de problemas do século XXI e as habilidades que usarão nas carreiras futuras, com recursos de acessibilidade que ajudam todos os alunos a terem o melhor desempenho possível.


Basicamente o G Suite ou o Google for Education oferece um pacote integrado de aplicações distintas que auxiliam nos processos de EaD e ensino remoto, consequentemente são ferramentas excelentes para auxiliar no desafio do ensino híbrido em sua instituição escolar. Confira algumas delas abaixo: - Google Classroom: é a aplicação central, onde o professor disponibiliza materiais de aula, atividades, questionários; - Google Meet: aplicação para transmissão ao vivo da aula; - Google Calendar: agendamento de tarefas; - Google Forms: aplicação de questionários; - Google Drive: armazenamento de arquivos em geral; - Google Docs, Sheets e Slides: para edição online de documentos e trabalhos, planilhas e apresentações; - Youtube: armazenamento de vídeos entre outros.


Sabemos do tamanho do desafio que é assumir uma mudança como esta do ensino híbrido, além do fato que nem todos tem facilidade em lidar com a tecnologia e principalmente a insegura de lidar com o contágio. As aulas de muitas crianças e adolescentes continuam, de modo virtual ou híbrida, e todos da família precisam se adaptar ao novo modelo. De preferência escolhendo um tutor para esse aluno, alguém que o auxilie nas atividades e no acesso as aulas. Todavia, sabemos o quão difícil e complexo vem sendo esse novo formato de ensino, para alunos, educadores e também a família, o importante é que a educação não pode parar e se cada um dessa comunidade escolar fizer sua parte fará, com certeza, a diferença na educação de nossas crianças.⠀


Não esquente: Estamos aqui por vocês!

Posts recentes

Ver tudo