7 Coisas que todo pai espera da gestão escolar

Atualizado: Abr 1





Nesse post falaremos sobre Gestão Escolar: 7 Coisas que todo pai espera. Será que sua instituição de ensino atende todos os pontos? Vem conferir com a gente.

Por mais clichê que seja falar que a escola é o segundo lar de uma criança, essa afirmação não é exagerada. Por isso os pais esperam um ambiente saudável para o desenvolvimento dos seus filhos e uma gestão escolar eficiente para garantir a melhor educação para seus pequenos.

Por outro lado, fazer uma boa gestão escolar é um grande desafio e por conta disso preparamos uma lista com 7 coisas que os pais esperam da escola de seus filhos. Será que sua instituição de ensino oferece cada uma delas ou precisaria aprimorar algum aspecto? Deixe nos comentários se você gostaria de aprimorar algum desses aspectos em sua escola.


1. Uma boa comunicação entre escola e família


Informação!!! Sobre as ações que a escola desenvolve, eventos promovidos, as ações que a escola desempenha, enfim o que acontece na rotina escolar tudo isso é desejo dos pais e familiares ter fácil acesso. Esperam que o diálogo entre eles e a escola aconteça e que eventuais problemas sejam comunicados facilmente. Melhorar a comunicação entre escola, pais e alunos é sempre muito importante. Porém, com a correria do dia a dia, tanto os diretores, gestores, professores e pais acabam trocando pouca ou nenhuma informação e, quando trocam, ela apresenta falhas, gerando lacunas conversacional-informacional sobre o desenvolvimento escolar do estudante.


2. Segurança e bem-estar e para os alunos


A Escola é a principal responsável pela segurança dos alunos. Acidentes que ocorram com os estudantes dentro da instituição de ensino ou em atividades externas são de responsabilidade da escola, cabendo a ela socorrer, cuidar e custear despesas desta eventualidade. Por este motivo, a proteção escolar é um dos mais valiosos recursos para garantir a tranquilidade das famílias, das instituições de ensino e, principalmente, a segurança dos estudantes.

3. Feedbacks completos sobre seus filhos


Ter um negócio não é só vender e lucrar, ainda mais quando o negócio lida com a educação de nossos pequenos. É importante manter os pais muito bem informados se a criança está com alguma dificuldade de aprendizado ou sociabilidade, se apresentar mudanças de comportamento.

Esse feedback passa aos pais a sensação de segurança, de controle! Eles sentem que a escola se importa e faz questão de participar toda a evolução de seus filhos.


4. Uma equipe profissional


Ter uma equipe de profissionais capacitados que amam seu trabalho também é uma das coisas que os pais esperam da gestão escolar. Enquanto a criança permanece na escola, ela está sob a responsabilidade da equipe que trabalha ali. Por isso, a família espera que essa equipe tenha total capacidade de cuidar do seu filho.


5. Atividades extracurriculares


“Independentemente da duração da jornada escolar, o conceito de educação integral com o qual a BNCC está comprometida se refere à construção intencional de processos educativos que promovam aprendizagens sintonizadas com as necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes e, também, com os desafios da sociedade contemporânea. Isso supõe considerar as diferentes infâncias e juventudes, as diversas culturas juvenis e seu potencial de criar novas formas de existir.” (Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, p.14)

Cada vez mais os pais investem em programas para desenvolvimento socioemocional para os filhos, assim como nas escolas que oferecem atividades extraclasse de esportes, idiomas, artes e música ou mesmo finanças, saúde e história da arte para complementar a formação de crianças e adolescentes.


6. Uso da Tecnologia


O uso da tecnologia é outro fator bastante valorizado por pais e alunos na hora de decidir em que escola fazer a matrícula.

Investindo em tecnologia a escola demonstra o compromisso com as últimas tendências em educação, pois a mesma contribui para engajar e motivar os alunos; diagnosticar e solucionar dificuldades dos estudantes; auxiliar na gestão do tempo do professor dentro e fora da sala de aula; além de otimizar o desempenho dos estudantes, beneficiando a média da escola no ENEM e nos vestibulares.


7. Ensino de qualidade


A qualidade do ambiente escolar, das instalações, o investimento em qualificação dos profissionais de educação influenciam diretamente na definição das condições de oferta de ensino de qualidade.

97 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo